Você sabe o que é Notificação de Intermediação Preliminar (NIP)? Ela é uma ferramenta criada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), com objetivo aprimorar os serviços oferecidos pelos planos de saúde no país.
Por meio da NIP, a ANS encontrou um meio eficaz de promover a resolução de conflitos entre beneficiários e operadoras. Além disso, ela é usada para monitorar e fiscalizar as práticas do setor.
Você tem interesse em saber mais sobre a NIP? Continue a leitura e confira!
O que é NIP?
A NIP é uma plataforma online criada em 2010, que visa simplificar e agilizar o processo de resolução de conflitos entre beneficiários e operadoras de planos de saúde no Brasil. Por meio dela, os usuários podem registrar suas queixas, reclamações ou impasses de forma ágil e eficiente.
Entre os principais registros, estão aqueles resultantes de negativa, omissão ou falha por parte da operadora. Nesse contexto, eles podem envolver procedimentos médicos ou odontológicos, cirurgias e medicamentos.
Uma vez que a queixa é registrada na plataforma NIP, ela é automaticamente encaminhada à operadora do plano de saúde em questão, com mediação da própria ANS.
Qual é a sua função?
Sabendo o que é a NIP, também é interessante conhecer a sua função. Na prática, ao centralizar o processo de reclamação e mediação na plataforma, há uma maior organização e estrutura para o tratamento das queixas.
Isso proporciona aos beneficiários uma experiência mais transparente e confiável. Afinal, eles têm a garantia de que suas reclamações serão devidamente encaminhadas e acompanhadas pela agência reguladora.
Sua natureza sugere um aviso, no qual os consumidores podem comunicar problemas às operadoras, antes que eles se transformem em disputas judiciais. Esse aspecto permite às empresas corrigirem condutas inadequadas ou resolverem as negativas de forma ágil, antes que a situação se agrave.
Logo, ao permitir que as empresas se retratem com os usuários, a NIP contribui para reduzir a judicialização da saúde, evitando o acúmulo de processos administrativos e judiciais.
Qual é a sua importância para regulação e fiscalização de planos de saúde?
Além de conhecer o papel da NIP, vale a pena saber a sua importância para a regulação e fiscalização de planos de saúde no Brasil. Ao registrar e analisar as queixas dos beneficiários, a ANS obtém informações sobre possíveis irregularidades ou práticas inadequadas por parte das operadoras.
Esses dados são utilizados como base para a aplicação de medidas corretivas, quando necessário. Entre essas ações, estão a imposição de multas e a exigência de cumprimento de obrigações previamente negadas.
Por sua vez, a possibilidade de penalidades baseadas nas informações fornecidas pela NIP contribui para que as empresas cumpram as normas regulatórias. Isso ajuda a manter a ordem no mercado de saúde suplementar, protegendo os interesses dos consumidores.
Neste artigo, você descobriu o que é NIP e como ela pode contribuir para que os serviços de saúde complementar atendam às demandas de seus usuários. Agora, você já sabe a quem recorrer caso tenha problemas com a sua operadora.
Para conferir mais conteúdos úteis como este e saber mais sobre o mercado de seguros e planos de saúde, siga o nosso Instagram!